-
Arquitetos: SU Architects
- Área: 920 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Xuguo Tang
Galpões e Áreas Rurais. Desde tempos antigos, a ideia do alimento está enraizada na memória da civilização agrária. O celeiro e o campo juntos formam o pano de fundo deste projeto, transformando o espaço de armazenamento de alimentos em armazenamento do sustento espiritual. Para os arquitetos, não é apenas mais um desafio ao enfrentar novas e antigas proposições, mas também uma reflexão e contemplação sobre a "temporalidade" e "regionalidade" na construção rural. O projeto está localizado na cidade de Hefei, dentro do Distrito Cultural e Turístico JuXing Grain Post. Como a primeira edificação na entrada do complexo, ela é modesta e discreta, seguindo silenciosamente a calorosa memória cultural do local.
Tensão entre Novos Materiais e Objetos Antigos. A parede original do celeiro foi construída em 1953, com uma estrutura mista de tijolos e madeira, e a estrutura principal de alvenaria de tijolos se deteriorou. Para preservar a maioria das paredes, uma nova estrutura de aço é usada para sustentar a carga principal, interpretando a "temporalidade" do novo e do antigo. Por motivos de segurança, parte da parede do lado sul foi removida e substituída por uma fachada de vidro apoiada por uma estrutura de madeira. Entre realidade e ilusão, tijolo vermelho, vidro e estruturas de madeira criam intencionalmente uma tensão entre novos materiais e objetos antigos.
Torre de Marfim Iluminada. O celeiro original, limitado à sua única função de armazenamento de grãos, parecia pesado, fechado e silencioso. O centro geométrico do telhado foi aberto com um orifício de 1,5 m de diâmetro. Ao criar um espaço em forma de torre abaixo da abertura, a luz entra e foca no ponto médio. A "torre de marfim" criada em torno do espaço circular serve como um canal de luz natural, proporcionando uma sensação de cerimônia e também funcionando como uma estante de livros. Percepção e interação ocorrem aqui, com o espaço aberto para estudantes de escolas primárias próximas e residentes da cidade, maximizando o compartilhamento do novo local.
Missão Social Acima da Livraria do Celeiro. "Temporalidade" e "regionalidade" são as duas dimensões básicas que os arquitetos discutem ao revitalizar áreas rurais. As pessoas têm comportamentos e necessidades de uso diferentes para o mesmo local em momentos diferentes. Herdar a sabedoria e experiências desses diferentes momentos é um oferecimento valioso do projeto.